RRio de Janeiro, 16 de julho - O terceiro tempo na terceira e última sessão de treinos livres, 1min12s075, apenas 0s339 atrás do líder do dia, Ricardo Maurício, não significou, para Valdeno Brito, que o Ford GT da equipe da AH Competições, que ele divide com Matheus Stumpf, chegou perto das Lamborghini, os carros notavelmente mais rápidos do Itaipava GT3 Brasil em 2010.
“A gente fez esse tempo com pneus zero, e acredito que as duas Lamborghini que chegaram na nossa frente – os de Mauricio/Garfinkel e de Longo/Serra – ainda são bem mais rápidas e estavam com pneus mais gastos. Vamos continuar brigando, sofrendo, para chegar perto deles”, disse o paraibano, que ocupa a liderança do campeonato. Na soma geral dos melhores tempos do dia, outra Lamborghini, de Allam Khodair e Marcelo Hahn, ainda chegou na frente do Ford GT de Brito/Stumpf.
Brito lembrou que a pista do Rio lhe traz excelentes lembranças: foi no traçado mutilado de Jacarepaguá que o paraibano ganhou a Corrida do Milhão da Stock Car, em 2008. “Gosto dessa pista como gosto de várias outras, mas realmente ficou alguma coisa diferente, um magnetismo, depois da minha vitória na Corrida do Milhão”.
Já Mateus Stumpf conhece pouco os atalhos de Jacarepaguá e se ressentiu um pouco da situação. “Só corri aqui uma vez, em 2008, na GT3, e hoje foi um dia mais para pegar os parâmetros. O Valdeno está me ajudando muito, estou evoluindo a cada volta, mas falta um pouquinho de quilometragem”.
O piloto gaúcho analisou ainda a possibilidade de chuva, prevista para as corridas de amanhã (sábado) e domingo, que forma a quarta rodada do Itaipava GT Brasil em 2010. “Normalmente a chuva é favorável para um carro que tem menos potência, porque podemos nos equiparar aos mais rápidos na tocada. Mas especificamente no nosso caso, o Ford GT não tem controle de tração, enquanto Lamborghini e Ferrari têm. Ou seja: se chover a gente tem que corrigir tudo na mão enquanto eles podem pisar fundo com muito menos preocupação em relação a uma rodada”. Amanhã acontece a primeira corrida, com largada prevista para 15h53min e flashes ao vivo na Rede TV.
O outro Ford GT da equipe AH Competições, pilotado por Lico Kaesemodel e Aluizio Coelho encerrou a sexta-feira de trinos livres em Jacarepaguá com o décimo tempo, com a marca de 1m13s06.