O Lamborghini Gallardo Superleggera está de volta! Anunciado pela marca italiana nessa terça-feira (1), a nova série do superesportivo com peso reduzido, que agora atende pelo código LP 570-4, retorna a linha de montagem em Sant’Agta Bolognese após um hiato de pouco mais de dois anos. O lançamento oficial do carro acontece no Salão de Genebra, na Suiça, que acontece entre os dias 4 e 14 deste mês.
Comparado ao Gallardo convencional, a nova versão Superleggera é 70 kg mais leve. Tal redução se deu por conta da substituição de uma série de componentes metálicos por similares confeccionados de fibra carbono, material mais leve e tão resistente quanto ligas de metal. As principais peças trocadas foram spoilers, difusores, aerofólio, retrovisores externos e diversos elementos na cabine. Ao todo, o carro pesa 1.340 kg.
Por outro lado, o motor 5.2 V10 “engordou”. Como o próprio código da série indica, o bloco gera 570 cv a 8.000 rpm, além dos 55 kgfm de torque a 6.500 rpm, despejados nas quatro rodas. Comparado ao Gallardo mais pesado, o Superleggera é 10 cv mais potente, enquanto o torque se manteve inalterado. O propulsor também conta com sistema de injeção direta de combustível, o que segundo a Lamborghini deixou o carro 20,5% mais eficiente no consumo de gasolina.
Toda essa potência aliada ao baixo peso, garante ao carro, segundo a marca do touro bufante, acelerar de 0 a 100 km/h em 3s2. Para ir da imobilidade até os 200 km/h, outra prova de desempenho exaltada pela empresa, são necessários apenas 10s2. O superesportivo só para de acelerar quando o ponteiro do velocímetro aponta nos 325 km/h, que de acordo com a Lamborghini, é limitado eletronicamente.
Potenciais compradores do novo Gallardo Superleggera podem ainda escolher entre diversos itens de customização enquadrados no programa “Ad Personam”, que inclui diferentes rodas de alumínio aro 19”, cores para a carroceria, grafismos e variadas opções de personalização para a cabine. Conforme indica a Lamborghini, as primeiras unidades do superesportivo chegam aos seus donos em junho deste ano. O preço é divulgado somente sob consulta.